quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

PUDIM DE LEITE


Olá! Vim postar meu pudim de leite, sim, muita gente sabe fazer essa maravilhosa sobremesa. Mas sabia que para alguns não é tão simples assim? Eu mesma, até conseguir fazer um pudim que saísse da forma sem espatifar, tive que primeiro perder muitos, quer dizer, perder exatamente não pois todas as vezes que isso acontecia, a turma lá de casa comia assim mesmo e nós nunca ficávamos sem a sobremesa. heheh
Então pesquisando sobre o assunto, descobri que o segredo é só tirar ele da forma quando estiver frio, ou melhor gelado, quanto mais gelado melhor. Você pode até fazer um dia antes do consumo, foi o caso do meu pudim do natal, fiz na quarta-feira, para o almoço da quinta.

Então vamos à receita:
Calda
Em uma forma para pudim, coloque 3/4 de xícara de açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando até que o açúcar derreta e forme um caramelo. Despeje meia xícara de água fervendo e mexa mais um pouco,até a calda engrossar um pouquinho. Reserve.

Pudim
Uso 1 lata de leite condensado, a mesma medida da lata de leite (eu só uso uma mesmo, fica com um sabor mais forte do leite condensado), uma colher (sobremesa) rasa de amido de milho diluído em um pouquinho de água, 3 gemas de ovos. Bate tudo no liquidificador e despeja na forma que já está caramelada.

Leve ao forno pré-aquecido, em banho maria por cerca de 1 hora e 30 minutos.
Deixe esfriar, depois leve a geladeira por cerca de 6 horas para poder tirar da forma.


Fonte: www.nestle.com.br

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Damascos Recheados


Olá, como havia prometido, vim postar os damascos recheados que levei de petisco para o almoço de natal na casa da minha sogra.

É super prático e gostoso.
Peguei alguns damascos doces secos, cortei-os ao meio e recheei com queijo camembert e presunto assado. Ficou um ótimo petisco de natal.

Dica: se o damasco estiver muito seco, antes de cortá-los deixe alguns minutos de molho dentro d'agua, depois escorra e seque com papel toalha.

sábado, 26 de dezembro de 2009

SOBREMESAS DO NATAL



Olá! Enfim consegui uma brecha nessas férias para vim postar. Também é Natal, e eu não poderia deixar de passar aqui para compartilhar com meus amigos da blogosfera um pouquinho do meu natal.

Em minha casa este ano não houve ceia, a ceia foi na casa do avô do meu esposo. Foi ótimo! Com tudo o que tem direito e um pouquinho mais: piscina de bolinhas e pula-pula para as crianças; bingo de natal. heheh
Também houve um almoço de natal na casa da minha sogra. Neste sim, pude contribuir levando um petisco (damascos recheados), que postarei depois; e uma sobremesa: pudim de leite.
Deixarei no momento só as fotos das sobremesas. Assim que puder (que meu bebê me dê mais uma brecha), eu posto os damascos e a receita do meu pudim de leite.
Na mesa de sobremesas: pudim de leite, nozes, uvas, castanhas portuguesas, figo, damascos, uva passa e macadamia.



FELIZ NATAL E FELIZ 2010!!!!!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Gelatina Cremosa


Gente, estou de Férias!!!
Pensei que nesse período iria cozinhar bem muito e postar bem muito,mas que nada. A pequena também está de férias então quase todo o meu tempo é para ela. Quando ela dorme é que tenho uma folguinha, ehehhe. Mas estou amando ficar em casa curtindo cada momento com minha filhinha. E também aproveitando para passear com ela, né? Para almoçar na casa das vovós... Enfim, aproveitar o tempo de uma maneira diferente.
Voltando ao tema culinária, vi essa receita no Sabores da Lica, acho até que vocês devem dar uma olhadinha na dela, que está muito mais bonita que a minha.


Modo de Fazer:
Pega 2 gelatinas do mesmo sabor e dissolve em 350ml de água fervente; depois de bem misturado,junta 350ml de água fria. Mexe bem e leva ao liquidificador com uma caixinha de creme de leite. Bata bem. Depois é só colocar em recipientes e levar à geladeira para gelar até que fique firme.
Eu fiz sabor morango. É uma boa variação de gelatina, embora a minha preferida ainda seja a simples. ;)



segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

MIMOS INTERNACIONAIS


Gente, olha como estou chique, hehehhe, ganhei esses mimos de pessoas queridas que lembraram de mim enquanto estiveram viajando:


Paninho de cozinha que ganhei da minha amiga Rebeca, lembrança de Portugal:
(Minhas queridas amigas portuguesas poderiam esclarecer o que é Tricana? Ficarei muito feliz.)

Esse outro mimo ganhei da minha sogra, é uma luva de cozinha, e veio da África:


Boa semana para todos!


sábado, 12 de dezembro de 2009

Bife ao Molho



Minha grande dificuldade na cozinha sempre foi fazer carnes. Nunca dava certo, ficavam duras, feias...Até que aprendi a fazer um bife bonzinho, na panela de pressaõ (tem que ser, em panelas comuns eu nunca acerto).

Tempero os bifes com sal, pimenta e alho.
Na panela de pressão ponho cebola, cortadas em rodelas; tomate picada; coentro;pimentão; molho de tomate(usei 2 colheres de sopa),água (dessa vez coloquei cerca de 1 copo e meio) e os bifes, que dessa vez foram 3 pedaços.
Tampa a panela de pressão. Quando começar a chiar conte 20 minutos. Desligue. Espere a pressão sair. Quando abrir é só verificar se está boa no sal e se está no ponto que você gosta. A última que fiz ficou muito boa. :)



Servi com Ráris 7 cereais, purê de batatas e cenoura e batatinha em cubinhos cozidas no vapor.



quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Promoção de Aniversário!


Olá gente! Daqui a um mês o Drika Curiosa estará completando um aninho. E para comemorar com vocês vou sortear um livrinho. Oba!!!
O livro é: "Comes e bebes do Nordeste" de Mário Souto Maior.

Como boa nordestina, eu não poderia deixar de comemorar o primeiro aninho do blog com algo daqui, né?
Esse livro é, na verdade, um dicionário da culinária nordestina, mas as explicações sempre vêm acompanhadas com o modo de preparo dos alimentos.
Espero que gostem.
Quem quiser concorrer, basta comentar neste post dizendo que quer concorrer ao livro. Deixa seu nome, estado/país. Serão aceitos comentários até 05/01/2010.
No dia 09/01/2010 será o sorteio,a divulgação do ganhador e o aniversário do blog. Após a divulgação, o ganhador deverá deixar seu e-mail para a Drika Curiosa entrar em contato. E, recebido o prêmio, deverá postar no seu blog.
Estou ansiosa para que chegue o dia do aniversário do blog!!!
Boa Sorte para todos!
Bjs!


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Pavê de Biscoito Champagne com Amarula



Adoro pavê de sobremesa! Domingo passado fiz um pavê que ficou divino. Recomendo. Só as fotos não ficaram divinas, mas tudo bem...

Meu pavê tem uma base(primeira camada) que é básica, normalmente eu a uso e as outras camadas é que saio inventando. Vamos a receitinha?

Primeira Camada: Uma lata de leite condensado, a mesma medida da lata de leite, 3 gemas de ovo. Leve ao fogo mexendo sempre até ferver. Desligue o fogo, coloque o creme em um recipiente(de preferência com tampa) e leve ao congelador.

Segunda Camada: Peguei 100g de biscoito champagne(se fossem 200g seria melhor), coloquei-os espalhados numa vasilha, joquei por cima uma tacinha de Amarula. Peguei o creme do congelador e arrumei os biscoitos um a um em cima do creme, depois de arrumados joguei mais meia tacinha de Amarula em cima deles. Levei novamente ao congelador enquanto preparava a terceira camada.

Terceira Camada: Peguei uma caixinha de chantilly, dessas que se compra no supermercado, e segui as instruções da caixinha, que era passar 40 minutos no congelador e depois bater bem muito até dar a consistência desejada. Então, espalhe por cima dos biscoitos. Detalhe: bati o creme de chantilly sem o soro, será que fiz certo? Ficou feito uma manteiga...; Deveria ter usado 2 caixinhas.


segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Queijo de Manteiga com Mel de Engenho


Delícia de sobremesa. ;)

domingo, 6 de dezembro de 2009

Caldinho de Feijão


Gente, minha máquina fotográfica quebrou. Ainda tenho meu celular para fazer umas fotos, mas não é a mesma coisa,né? Puxa, fiquei tão triste... Mas tudo bem, trabalhar para comprar outra,né?
A foto abaixo, de um caldinho de feijão no capricho, fiz com o celular.

Esse caldinho acompanha vinagrete, queijo coalho em cubinhos, limão, charque e ovo de codorna.
Afinal, um bom domingo, como hoje, sempre pede um bom caldinho de feijão preto ;)



sábado, 5 de dezembro de 2009

Bolo de Rolo


Hum... eu adoro bolo de rolo. E acompanhado de um queijinho então... Bom mesmo é com queijo do reino, mas como eu não tinha, degustei com o queijo prato mesmo.
Esse aí eu não fiz, comprei e comi, heheheh. Aliás, ainda não tenho coragem de fazer um bolo desses pois temo que em minhas mão ele perca a delicadeza de suas camadas finíssimas e o mistério(isso é coisa de quando eu era criança) que me fazia pensar: como é possível fazer um bolo desse jeito, em rolo? hehhe
Pois é, esse bolo pra mim é um misto de delicadeza e mistério.

Um pouco de história:
Dizem que sua origem vem do tempo da colonização, quando as damas portuguesas chegaram aqui, não encontraram todos os ingredientes que estavam acostumadas a usar na Europa: amêndoas, canela, gengibre, entre outros... Então tiveram que adaptar parte de suas receitas originais. Foi assim que nasceu o bolo de rolo, uma adaptação do Colção de Noiva português: seu recheio de amêndoas foi trocado por goiabada e retirou-se o fermento da massa. Esse bolo passou a ser enrolado em camadas, como um rolo e foi aí que nasceu o nosso bolo de rolo de Pernambuco.

Fonte: História dos Sabores Pernambuconos de Maria Lecticia M. Cavalcanti

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Creme de Galinha

Outro dia eu tinha metade de um peito de frango, cozido com batata e cenoura, na geladeira, e estava pensando no que fazer para o jantar, então resolvi fazer um creme de galinha.

Peguei o frango, desfiei e levei ao fogo com milho verde (3/4 de uma lata), as batatas e as cenouras cortadas em pedaços pequenos.Acrescentei um pouquinho de água só para ter um pouquinho mais de molho. Quando estava fervendo, polvilhei 1 colher(sopa) de farinha de trigo, misturei e fui colocando, aos poucos, 3/4 de xícara de leite. Quando formou um creme consistente, acrescentei 1 caixinha de creme de leite, misturei um pouco, mas sem deixar ferver, e desliguei o fogo. Coloquei esse creme num recipiente, e cobri com queijo ralado. Levei para gratinar por cerca de 15 minutos.


O creme foi servido com arroz integral e batata palha.

Essa receita é prática e gostosa, talvez por isso tenha se tornado frequente para os buffets servirem creme de frango em festas.

Um abraço,